Maria da Conceição Evaristo de Brito, conhecida como Conceição Evaristo, nasceu em uma favela em Belo Horizonte. Cresceu em uma família humilde e trabalhou como empregada doméstica para financiar seus estudos. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1973, onde se formou em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (portugues.com.br, ebiografia.com). Posteriormente, obteve mestrado em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (brasilescola.uol.com.br, todamateria.com.br).
Conceição Evaristo é uma das mais importantes vozes da literatura afro-brasileira contemporânea, conhecida por seu estilo que mescla a escrita com a vivência, termo que ela cunhou como “escrevivência” (todamateria.com.br, brasilescola.uol.com.br). Suas obras tratam de temas como a discriminação racial, as desigualdades sociais e de gênero, e a memória e ancestralidade afro-brasileira (portugues.com.br, wikipedia.org).
livros publicados
uma boa
Para quem gosta de ler
Citação
A nossa escrevivência não pode ser lida como história de ninar os da casa-grande, e sim para incomodá-los em seus sonos injustos.
Curiosidade
Em 2018, Conceição Evaristo foi candidata à Academia Brasileira de Letras, mas não foi eleita, apesar de ter recebido amplo apoio popular.